História dos Rotary Club de São Paulo Noroeste e Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó

Rotary Club de São Paulo Noroeste

Nós, rotarianos, trabalhamos muito em prol do bem-estar da nossa comunidade, em diferentes setores e formas, sem esperar recompensa. Somos voluntários e estamos aqui para realizar o objetivo do Rotary, que é estimular e fomentar o ideal de servir, promovendo e apoiando o companheirismo, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil, a melhoria da comunidade pela nossa conduta exemplar e a aproximação dos profissionais de todo o mundo. Nossa única remuneração é o reconhecimento, o respeito e a admiração.

Em meu nome pessoal e de todo o quadro associativo do Rotary Club de São Paulo Noroeste Freguesia do Ó, vou lembrar-me daqueles que foram os responsáveis pela nossa existência. Sem o trabalho dedicado e consciente, jamais estaríamos aqui depois de passados 47 anos.

Era o ano de 1970, não me recordo exatamente da data, mas o mais importante é o fato. Na época, eu era Gerente Administrativo Financeiro de uma empresa, cujo nome era IRLEMP, presidida pelo Companheiro João Reinholz, membro do Rotary Club de São Paulo – Norte. Fui convidado para participar de uma reunião após a reunião almoço do RCSP Norte, cujos presentes eram os Companheiros João Reinholz, Belmiro Moura e Armando Miguel Faraone.

Eles me foram apresentados como companheiros do João e pediram-me, que em razão da minha atividade profissional e relacionamento com os bancos da região, conseguisse uma lista de pessoas com determinado perfil para fazerem parte de um projeto que estava sendo desenvolvido pelo Rotary Club de São Paulo Norte. Atendendo à solicitação, concordei em obter as informações que me haviam solicitado.

Passado algum tempo, fui convidado para participar de mais uma reunião, agora na residência do Companheiro João, localizada no Bairro do Pacaembu, mais precisamente na Rua Zequinha de Abreu, 276, e agora com mais membros, incluindo o Companheiro Eliano Kapaz, o Companheiro Simão Kazinsky, o Companheiro Paschoal Ricciardelli, e Hélvio Bugano, além dos companheiros que eu já conhecia Belmiro Moura e Armando Miguel Faraone e João Reinholz. Convidei para essa reunião também o Sr. Nélson Morales, então gerente do Banco Nacional, para com seu testemunho nos dizer sobre o perfil de uma lista preliminar que havia sido preparada pela comissão do RCSP Norte.

Passado mais algum tempo, já no final de 1971, iniciaram-se as reuniões preparatórias para a fundação. No final de 1971, por volta do mês de novembro, recebi a visita do Companheiro Belmiro Moura em meu escritório, juntamente com o Companheiro João Reinholz, que me convidaram para participar de uma das reuniões, e a partir desse momento o Rotary entrou na minha vida.

As primeiras reuniões como Clube em formação foram realizadas nas dependências do Club Português, localizado na Rua Turiaçu, no Bairro das Perdizes. Foram muitos anos nos reunindo semanalmente naquele local.

Em fevereiro de 1972, com muita alegria nasceu nossa filha Fernanda, Ela participou desde os primeiros momentos do nosso Noroeste.

Voltando às reuniões preparatórias, em uma das primeiras, o Companheiro Paschoal Ricciardelli, representante oficial do Governador 1971-1972, do então Distrito 461, companheiro Mário Frugiuelli, iniciou uma série de instruções rotárias, nos mostrando toda a estrutura do Rotary. Iniciou apresentando um organograma onde colocava o Rotary International no topo do gráfico, após a Governadoria do Distrito, e em seguida o Clube. Falou sobre as avenidas de serviços, mostrando assim inicialmente a estrutura de trabalho dessa organização que para nós naquele momento era completamente desconhecida.

Lembro-me muito bem que nas reuniões do clube em formação, nós tínhamos que nos apresentar e falar sobre a nossa atividade e o que esperávamos da associação a um Rotary Club. Foi inesquecível em uma delas, nosso companheiro Romano fez a sua apresentação, e de tão boa e tranquila foi imediatamente indicado para a função de protocolo. Foi um momento realmente inesquecível, porque naquele instante pude ver pela primeira vez o aproveitamento de potencialidades de cada um e de forma tão objetiva, Romano tornou-se um dos principais companheiros na consolidação do clube.

Eram o ano de 1972, nossos companheiros do Rotary Club de São Paulo – Norte, muito zelosos preocupavam-se em cumprir todas as exigências para a fundação do Noroeste, foram muitos detalhes e nós iniciantes não conseguíamos entender bem tudo o que estava se passando.

Por volta do mês de julho de 1972, recebemos a informação dos companheiros do Norte que o Rotary International havia feito alguma exigência com relação aos limites do território que estavam sendo cedidos pelo Rotary Club de São Paulo-Norte. Havia um problema de limites, e nós continuávamos não entendendo bem todas aquelas exigências.

Em seguida, recebemos o nosso diploma de filiação ao Rotary International, com a data de emissão de 30 de agosto de 1972, assinado pelo então Presidente de Rotary International Roy D. Hikman, e pelo então Secretário Geral Harry A. Stewart. Estava assim fundado o Rotary Club de São Paulo Noroeste.

Iniciamos então, com todo o suporte dos Companheiros do Rotary Club de São Paulo – Norte, liderados pelo Companheiro Paschoal Ricciardelli, os preparativos para a festiva de posse. Foi uma experiência incrível, estávamos todos envolvidos, já com alguns trabalhos comunitários implementados e outros em desenvolvimento, ficaram emocionados somente com a lembrança daqueles momentos tão importantes em nossas vidas.

Foi realizada a eleição para o 1º Conselho Diretor presidido pelo Companheiro Maurice Leonzini, tendo secretário o Companheiro Uvaldo Soares, e como protocolo o Companheiro Romano Orlando Iughetti. Nosso grupo de fundadores era composto de 21 companheiros mais o grupo de trabalho formado pelos companheiros do clube padrinho, liderados pelo Governador do Distrito 461, para o ano rotário 1972 – 1973, e que são os responsáveis pela existência desta operosa célula rotária.

História do Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó

A história se inicia no ano de 2000, durante a gestão do governador no Distrito 4430 do Rotary International, Fausto Amadeu Francisco Favale. Os componentes do Rotary Club de São Paulo Noroeste, Eloy Pessoa de Barros, Hercules Guilardi e Josino Bentes Monteiro ficaram incumbidos de fundar um novo clube e logo começaram as primeiras reuniões no restaurante Recreio Jaraguá.

A primeira associada foi Naíde Santarelli Guilardi, seguida de Luiz Fernando Matheus e o casal Roseli e Felício Buonano Filho.

Era necessário formar-se um grupo de 25 associados realmente comprometidos com os ideais rotários para a fundação do clube e mais de um ano se passou até sua fundação, com 29 associados, em 12 de setembro de 2001, na gestão do governador rotariano do Distrito 4430 do Rotary International, Romeu Giora Júnior.

Pelo processo natural de amadurecimento do clube e compromissos outros, assumidos pelos associados, o Rotary Freguesia chegou a contar apenas nove companheiros, em 2005, e mesmo assim cumpria bravamente todas as metas do Rotary International e o planejamento de assistência às comunidades que se propunha.

Hoje, em seu décimo aniversário e empossando seu 17º associado, o Rotary Club de São Paulo Freguesia do Ó mostra que suas ações mobilizam a comunidade e são importantes para atrair novos companheiros, cidadãos interessados em melhorar a qualidade de vida de seus semelhantes. A certeza de que outros se unirão a ele, alinhados com o ideal de servir do Rotary faz com que o clube da Freguesia comemore seu 10º aniversário com muita esperança lembrando suas conquistas.

História do Rotary Club de São Paulo Noroeste Freguesia do Ó

Em 1º. De Julho de 2019, ocorreu oficialmente a fusão dos clubes, surgindo então o ROTARY CLUB DE SÃO PAULO NOROESTE FREGUESIA DO Ó. Após várias reuniões associados dos respectivos clubes, levando-se em consideração os principais aspectos: enorme sinergia entre os clubes, vários trabalhos em conjunto para atender a comunidade, vários eventos em conjunto, decidiu-se a fusão dos clubes, com o objetivo de fortalecer o quadro associativo, e atender as orientações do Rotary International e a Governadoria do Distrito 4430.

Excelente trabalho desenvolvido pelos Presidentes, Fabrizio Davide Pietro Torrini e Maria Thereza Cordes Cabedo, no sentido de viabilizar essa fusão.